Especialidades

Malformações crânio-vertebrais: Malformação de Arnold-Chiari ou de Chiari – Invaginação Basilar – Os odontoideum - Siringomielia

A junção crânio-vertebral (região de transição entre o crânio e a coluna vertebral) é acometida por problemas de malformação das vértebras em alguns pacientes. São doenças complexas que requerem um profundo conhecimento da anatomia e da biomecânica dessa área para seu tratamento.

A malformação de Chiari constitui-se em uma das formas mais comuns de doença dessa área. Nela há um deslocamento das tonsilas cerebelares (estruturas que pertencem ao cerebelo) para dentro da coluna, com sintomas de perda de força, dor na nuca, dificuldade para caminhar e engolir. O tratamento é individualizado e requer análise detalhada do quadro clínico do paciente e dos exames de imagem.

Além da malformação do Chiari, a região crânio vertebral pode ser acometida por outras malformações congênitas, como a invaginação basilar (defeito nas vértebras superiores da coluna), o os odontoideum e a subluxação atlanto-axial. O tratamento dessas condições depende dos sintomas dos pacientes e dos achados de imagem analisados com ressonância magnética e tomografia.

Dr Andrei F Joaquim – Neurocirurgias em Campinas

Telefone: (19) 3395-8784

E-mail: secretarianeurocampinas@gmail.com